RESENHA - LIVROS
- As 5 Linguagens do Amor
- Eu, Lider Eficaz
- O Cavalheiro Preso na Armadura
- O Poder da Ação
- O Poder Verdadeiro
- Os Segredos da Mente Milionária
- Pai Rico, Pai Pobre
- Picos e Vales
- Salomão, O Homem mais Rico
- Autorresponsabilidade
- Eu e Minha Boca Grande
- Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas
O Doutor Chapman em seu livro, AS CINCO LINGUAGENS DO AMOR me permitiu uma viagem ao autoconhecimento e conhecimento do universo feminino, bem como o funcionamento das relações entre homem e mulher,marido e esposa, durante anos em meu casamento me senti sozinho e lendo este livro finalmente pude compreender qual minha linguagem primaria do amor e claro se nem eu sabia imagina minha esposa e tão pouco eu sabia qual a linguagem primaria dela e isso claro,entre outros problemas, nos trouxe graves crises em nosso casamento, aprendi a ser mais positivo na nossa comunicação,bem como aprendi a pensar mais nela e em sua necessidades,deixando meu egoísmo de lado, valorizando suas qualidades e acertos, foi importante entender neurologicamente como funciona o cérebro na hora da paixão, então decidi me comunicar melhor com minha esposa, filhos, amigos e parente
O quanto você é diferente da sua esposa ou do seu marido? As diferenças no jeito do casal nem sempre contribuem para a harmonia, além disso, a forma como você demonstra amor pode não ser a forma que o seu cônjuge gosta de receber amor. Compreender essas diferenças é parte da solução e é nisso que Gary Chapman busca ajudar. Na terceira edição (2013) desta obra sobre relacionamentos, o autor explica as cinco linguagens mais comuns do amor e ensina como expressar melhor seus sentimentos para seu cônjuge e compreender a forma dele(a) manifestar amor.
O objetivo deste livro é ajudar, de maneira prática e consistente, todos os lideres que , mesmo sendo tecnicamente bem capacitados, ainda não conseguiram maximizar seus resultados. Após treinar e acompanhar milhares de pessoas em técnicas gerenciais e de liderança, Paulo vieira percebeu, na prática, que muito mais do que técnicas e processos, uma liderança eficaz exige inteligência emocional, equilíbrio, domínio próprio, autoestima e, sobretudo, uma profunda vocação para ajudar as pessoas a crescerem e se desenvolverem.
Na leitura do livro EU, LÍDER EFICAZ pude perceber a coerência e evolução dos conceitos básicos do Dr. Paulo Vieira e seu método CIS, o que me fortaleceu, pois é um trabalho continuado de reconstrução de crenças e pude mais uma vez, estar de frente a mim mesmo, buscando o auto conhecimento, vivenciando ferramentas práticas e encontrando resposta, percebi claramente os efeitos devastadores da baixa autoestima em minha vida, apliquei o exercício final de acolhimento a criança interior e revivi a experiência que tive no CIS, compreendendo a importância de amar a mim mesmo, de ser auto responsável, ter uma auto imagem positiva e ter clareza em minhas metas, adotando uma visão extraordinária de futuro, reforcei a importância e o poder das palavras, percebo que preciso ser mais ousado e determinado ao declarar profecias em minha vida, declarando e vivendo segundo novas crenças estabelecidas.
Este livro é uma fábula para adultos e jovens que buscam a “Trilha da Verdade”. A história funciona como uma orientação para os que estão presos em suas armaduras, prontos para guerrear e acabam se distanciando dos amigos e da família. Na obra, a sabedoria de vida é que norteia os ensinamentos, mostrando como devemos nos livros de nossas máscaras e obter autoconhecimento.
O CAVALEIRO PRESO NA ARMADURA , ao ler o livro me emocionei bastante, pois pude perceber que da mesma forma eu vivi preso a uma "casca" que fazia as vezes da armadura, sempre preenchendo o silêncio com tarefas e coisas sem valor ou sentido, assustado e sem amor próprio, sempre inseguro, fingindo ser o que não era, se possível confrontando os demais ,como um cão que ladra, não por valentia e bravura, mas por medo em uma atitude defensiva constante, ferindo e afastando os que amo, um amor apenas de palavras e sentimento, sem profundidade e sem compromisso, sem transparência e sem verdade, percebi a importância da aceitação de meu ser, desisti de tecer comparações de querer superar os outros, decidi ser eu mesmo, viver intensamente a vida que tenho, fazer o meu melhor, importar-me com os outros verdadeiramente,matando meu egoísmo a cada dia.
Já aconteceu a você se olhar no espelho e não gostar daqueles quilos a mais? De observar seu momento profissional somente com frustação? De se sentir desconectado dos seus familiares, dos seus amigos? Se você acha que essas são situações normais, pense de novo! Só porque isso acontece com várias pessoas não quer dizer que a vida deva ser assim. Só porque algo se torna comum, não significa que seja normal!
Neste livro, Paulo Vieira lhe convida a quebrar o ciclo vicioso e iniciar um caminho de realização. Para isso, ele apresenta o método que pode ser a chave para o que você tanto procura. No decorrer destas páginas, o autor lhe entrega uma bússola. E para conseguir se guiar por ela você terá de assumir um compromisso com a mudança.
Um Manual prático para a reconstrução emocional, construção de crenças fortalecedoras, realização de metas e objetivos de vida através do Método CIS. Este livro se propõe a questionar e a revolucionar conceitos e verdades tidas como certas nos dias atuais. Se você deseja se livrar de medos, culpas, depressão ou fobias, este livro fará grande diferença em sua vida. Se, no entanto, você procura realizar objetivos super desafiadores, este livro contém técnicas e subsídios para o seu sucesso pessoal e profissional.
Lendo O PODER VERDADEIRO pude relembrar todo aprendizado do método CIS, compreender profundamente o conceito de SER,FAZER e TER, compreender que somente reconstruindo minhas crenças de identidade poderei produzir e ter as conquistas que tanto almejo, reafirmou conceitos importantes e transformadores como autorresponsabilidade, pude em diversos momentos confrontar minhas atitudes e perceber os pontos que tenho que mudar, mudando completamente minha comunicação interna, desde modo também, meus pensamentos e comportamentos, pude relembrar a importância da postura corporal e como ela afeta meu estado geral, relembrei com bastante profundidade como ativar meus recursos internos, bem como manter um padrão linguístico saudável e que ajude estruturar minha vida, e relembrei que ninguém muda ninguém se eu quiser mudar alguém que seja primeiro a mim mesmo.
Se as suas finanças andam na corda bamba, talvez esteja na hora de refletir sobre o que T. Harv Eker chama de “o seu modelo de dinheiro” – um conjunto de crenças que cada um de nós alimenta desde a infância e que molda o nosso destino financeiro, quase sempre nos levando para uma situação difícil.
Neste livro, Eker mostra como substituir uma mentalidade destrutiva – que você talvez nem perceba que tem – pelos “arquivos de riqueza”: 17 modos de pensar e agir que distinguem os ricos das demais pessoas. O autor também ensina um método eficiente de administrar o dinheiro. A ideia é fazer o seu dinheiro trabalhar para você, em vez de ser você quem precisa trabalhar para ele.
OS SEGREDOS DA MENTE MILIONÁRIA é um desses livros que deveriam ser de leitura obrigatória e continuada, pela primeira vez em minha vida compreendi qual é meu modelo de dinheiro e como ele foi gerado e comprometeu toda uma vida, adotando um modelo que na verdade não é o meu modelo,ou modelo que eu buscava, mas tal constatação só foi possível após compreender a a matriz de formação de crenças do Dr. Paulo Vieira e neste livro demonstrada deste modo P - S - A = R, pensamentos conduzem a sentimentos,sentimentos conduzem a ações e ações conduzem a resultados, foi como se uma luz se acende-se em minha cabeça, é óbvio que meus resultados financeiros apesar de algum talento e muito esforço deixam a desejar, sinto-me estimulado a reler o livro e reprogramar minhas crenças financeiras, adotando cada arquivo novo, substituindo e aproveitando as partículas de emoção do momento para fixar este aprendizado, estou seguro que tudo vai mudar nos próximos meses e anos.
O objetivo deste livro é partilhar percepções sobre a maneira como uma maior inteligência financeira pode ser empregada para resolver muitos dos problemas comuns da vida. Sem treinamento financeiro frequentemente recorremos a fórmulas padronizadas para levar a vida, como trabalhar com afinco, poupar, fazer empréstimos e pagar impostos demais. Segundo o autor, cada individuo tem o poder de determinar o destino do dinheiro que chega às mãos. A escolha é de cada um. A cada dia, a cada nota, decidimos ser ricos, pobres ou pertencer à classe média. Dividir este conhecimento com os filhos é a melhor maneira de prepará-los para o mundo que os aguarda.
PAI RICO, PAI POBRE, Na leitura deste livro eu pude aprender a importância do conhecimento na prática, a importância de me preparar e ser de fato uma pessoa apta e e realizadora, mesmo que isso vá de encontro a velhas ideologias e praticas, eu percebi que não basta ter um salário e ganhos imediatos para alcançar o sucesso financeiro, eu percebi que a inteligência financeira é muito importante e só ela pode me alfabetizar financeiramente, aprendi que os verdadeiros ativos são aqueles que põem dinheiro em meu bolso, eu aprendi lições importantíssimas sobre aplicações financeiras, criação de ativos e geração de riqueza, adiando os prazeres imediatos para uma colheita maior no futuro, aprendi a importância das vendas e de ser um vendedor em qualquer área da minha carreira, seja ela qual for.
Picos e Vales relata a história de um jovem que vive infeliz até encontrar um senhor que mora em uma montanha. Após conversas e experiências, o jovem aprende a refletir sobre os caminhos que escolheu e percebe que, entre dois picos, há sempre um vale: um momento de avaliação das decisões tomadas e de concentração nos objetivos a serem alcançados. Do autor do best seller Quem Mexeu no Meu Queijo?, Picos e Vales já vendeu mais de um milhão de cópias em todo o mundo e convida o leitor a fazer uma jornada pelos próprios altos e baixos e a usar suas lições para vencer.
Ao ler PICOS E VALES quero destacar alguns pontos que me chamaram muito a atenção como uma visão distorcida da realidade, é impressionante como em alguns momentos da vida vivendo em meus vales, e sob essa perspectiva as coisas de fato pareciam bem piores que de fato eram, percebi que muitas vezes fui negativo e catastrófico, levado a agir movido por medo, ansiedade, desespero, do mesmo modo nos picos fui orgulhoso, prepotente e superficial, o que me causo grandes problemas de relacionamento e vitórias breves, voltando logo ao vale, onde logo me habituei a viver, pois estava na companhia de outros aprisionados pelo medo e isso era confortável, também percebo que nunca tive uma visualização positiva de futuro, o que só vim aprender após o método CIS e demais cursos da Febracis, minha decisão é fazer o oposto quando estou nos vales, manter uma visão positiva de futuro e ser humilde nos picos, onde viverei.
Embora a Bíblia seja citada a todo instante, a sabedoria contida nela é pouco conhecida pela maioria das pessoas. Consciente da riqueza de conselhos que ela traz, Steven K. Scott apresenta neste livro valiosos princípios de vida retirados da história de Salomão.
Nascido por volta de 974 a.C., Salomão foi coroado rei de Israel com apenas 12 anos de idade. Segundo o Antigo Testamento, Deus apareceu para ele e ofereceu lhe dar o que quisesse, mas o jovem pediu apenas sabedoria para governar seu povo. Fascinado com tamanha humildade, Deus o transformou no homem mais rico, sábio e vitorioso de todos os tempos. Salomão agia de acordo com determinadas regras de conduta que foram registradas no Livro dos Provérbios e que devem ser seguidas por aqueles que desejam construir uma vida feliz, íntegra e bem-sucedida.
O livro Autorresponsabilidade me ajudou a estabelecer e firmar a crença de que sou o único responsável pela vida que tenho levado, se,e de fato ainda não obtive uma vida de sucesso e realizações, eu sou o único responsável por isso, durante longuíssimos anos culpei os outros,acusei e me senti incapacitado para as mudanças, afinal em minha visão deturpada e sem autorresponsabilidade o que eu poderia fazer? Afinal eram os outros que estavam errados, deste modo vivi uma vida triste,vazia,fechado ao aprendizado e mudanças,decidi dar um basta em tudo isso, analisar profundamente minha vida,aprender do passado, agir como um vencedor, entendendo que algumas atitudes foram sim desastrosas,mas isso não significa que não possa mudar, reconstruir, decidi focar em construir novos resultados, me preparando para isso.
Ler o livro EU E MINHA BOCA GRANDE foi extremamente prazeroso,pois já havia decidido por um freio em minha boca, usar minha voz para construir, edificar e sarar a minha vida e de todos próximos a mim, não pude deixar de compreender e perceber como durante anos fui tão imprudente no falar e como isso afetou minha vida e resultados negativamente, pude entender também o poder quântico e divino de profetizar, proferir palavras que trazem a existência o que ainda não existia, algo demonstrado na bíblia como uma prática do próprio Deus, fiquei maravilhado em ver que as regras da autorresponsabilidade, estão contidas na palavra de Deus e em diversos momentos pude ver citações no livro que amplificaram para mim a necessidade de viver tais regras, decidi usar o poder das palavras com mais frequência e fé, sendo uma pessoa mais positiva e confiante.
COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS, Um clássico da literatura, ao ler este livro me pergunto por que não é adotado nas escolas e universidades ?
Quantos erros, quantas faltas graves, quanto desperdício de tempo e vida por desconhecer e ignorar princípios básicos aqui descritos e exemplificados, percebo como sempre fui egoísta e mesquinho nas relações humanas, sempre focado no que eu queria e não me importando com o ponto de vista alheio ou com seus sentimentos, completamente inábil, tantas vezes acintoso e inconsequente, sempre ponto a apontar, a falar, defender com fervor religioso meus argumentos, projetos e ideias, claro não é de me espantar com os resultados alcançados, sinto um vazio profundo, uma vontade de recomeçar e testar essa nova maneira de agir e ser, tendo uma atitude mais humana,amorosa e amigável. Hoje começa a viver um homem melhor.